Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
2 feitos do ser humano criaram sem querer um escudo protetor em volta da Terra | Assuntos de Mulher | Dicas, Truques , Cabelos e Maquiagens

2 feitos do ser humano criaram sem querer um escudo protetor em volta da Terra





 2 feitos do ser humano criaram sem querer um escudo protetor em volta da Terra

A Terra está protegida por uma espécie de escudo eletromagnético invisível que bloqueia elétrons de alta velocidade e alta energia.

Essa bolha de proteção se localiza na plasmasfera, a 11 mil quilômetros da superfície de nosso planeta, e o mais curioso é que a ação humana pode ter sido o fator determinante para sua capacidade de proteção terrestre. Quem afirma é um recente estudo publicado no periódico Space Science Reviews.


O que é este escudo invisível?

Ao redor do planeta Terra, existem dois cinturões (chamados de Van Allen) de partículas eletricamente carregadas orbitando em volta de um campo magnético natural.

Entre os Cinturões de Van Allen, forma-se esse escudo protetor que barra a entrada de elétrons rápidos e energéticos no campo magnético terrestre.

A descoberta deste escudo pela Nasa se deu em 2012, quando as sondas Van Allen começaram a patrulhar o cinturão de radiação que cerca a Terra. Ainda não se sabe com precisão o que causou essa formação, mas acredita-se que se trata de partículas elétricas que saem do Sol e se associam ao campo magnético do nosso planeta.

Essa proteção é muito importante para proteger os satélites que orbitam a Terra. Se não houvesse essa bolha invisível, sondas e estações espaciais não suportariam muito tempo no espaço. Uma tempestade solar, por exemplo, poderia destruir todas elas em um único evento.

2 feitos do ser humano criaram sem querer um escudo protetor em volta da Terra
querer um escudo protetor em volta da Terra" title="2 feitos do ser humano criaram sem querer um escudo protetor em volta da Terra" />


Como homem ajudou a construir o cinturão?

Atos humanos que causaram

De acordo com o Anthropogenic Space Weather, os efeitos da ação humana no ambiente espacial começaram no fim do século 19 e atingiram seu pico na década de 1960, período em que ocorreram diversas explosões nucleares realizadas em treinamentos militares dos Estados Unidos e da União Soviética.

Neste mesmo século, o homem passou a dominar, também, o controle sobre as das de rádio e outros tipos de da de baixa frequência. Todas essas das liberam larga quantidade de elétrons e prótons para o espaço.

Outros fatores, como experimentos químicos e das de alta frequência que chegam à ionosfera também podem ter tido impacto, mas em menor escala.


Consequência: formação de nuvens especiais

A hipótese levantada pelos cientistas é de esses fatores tenham formado uma nuvens de gases frios e ionizados que se elevaram e se misturam com os gases frios e densos da plasmasfera, que começa a partir de 1 mil quilômetros da superfície terrestre. Essa combinação, em tese, seria fator determinante na formação do cinturão ao redor da Terra.

Contudo, essa explicação ainda não é 100% suficiente. As medições mostram que as das de longo alcance e baixa frequência dos rádios colabora para “fortalecer” o escudo, mas que não conseguem afetar os elétrons que viajam a velocidades elevadíssimas, próximas a da luz. Para estas partículas, ainda se mantém o mistério.


Missões da Nasa

  • Astronautas da Nasa farão missão de emergência: entenda o que aconteceu
  • Inédito: Nasa usará técnica para desviar asteroide que se aproxima da Terra
  • Nasa fará missão inédita: sonda vai “tocar” o Sol pela 1ª vez na história

Fonte: Vix





Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>