Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
Opinião: por que Maisa Silva foi maravilhosa ao rebater comentários machistas de Sílvio Santos e Dudu Camargo | Assuntos de Mulher | Dicas, Truques , Cabelos e Maquiagens

Opinião: por que Maisa Silva foi maravilhosa ao rebater comentários machistas de Sílvio Santos e Dudu Camargo





Lembra da garotinha espevitada de cabelos encaracolados, quase que uma Shirley Temple tupiniquim, que apresentava um programa infantil no SBT? Pois Maisa Silva, a baixinha do #8220;Playstation”, cresceu. Com 15 anos recém completados, a adolescente já virou uma figura queridinha no Twitter por não ter papas na língua #8211; exatamente o que fez com que ela conquistasse, ainda pequena, a simpatia do patrão Sílvio Santos.

009ec  maisakid Opinião: por que Maisa Silva foi maravilhosa ao rebater comentários machistas de Sílvio Santos e Dudu CamargoSaudade, mini-Maísa!

E foi justamente no palco do manda-chuva do SBT que Maisa brilhou no último fíndi ao rebater uma metralhadora de comentários machistas. A hoje atriz foi convidada para participar de um programa dominical ao lado de Dudu Camargo, que eu não tinha ideia de quem era até ver o vídeo do show de Maisinha rolando pelas redes. Depois de um Google, descobri: a Wikipedia informa que o tal Dudu tornou-se âncora de um telejornal da emissora paulista, aos 19 anos e sem diploma de jornalista. Informação dada, vamos ao ocorrido.

Logo que os convidados entram no palco, Sílvio comenta que chamou os dois porque eles estão solteiros e pretendia unir a dupla. E Maisinha (musa!) dispara: #8220;Se for para isso, eu posso ir embora, porque não estou aqui para arrumar namorado”. Sílvio insiste e diz que ela já está com 15 anos e ainda não #8220;conseguiu” arrumar um namorado – como se, em qualquer idade, você fosse obrigada a ter um homem do lado. #8220;Dá licença, Sílvio! Isso é um ultraje! É constrangedor você me submeter a uma situação dessas. Vim aqui para jogar o jogo. Vamos jogar? Vamos”, pede Maísa.

E isso foi só o começo. Maísa ainda precisou justificar o porquê de não querer #8220;namorar” o tal Dudu. Familiar? Quantas vezes nós mulheres já tivemos de argumentar com caras em festas os motivos para não querer ficar com eles? Quantas vezes ouvir um #8220;não” passou longe de ser o suficiente para aquele desconhecido parar de te encher o saco quando você só queria dançar com as amigas? #8220;Não faz o meu tipo, não posso fazer nada”, diz Maísa a Sílvio, para tentar encerrar aquele papo vergonhoso.

45adb  dudu silvio maisa Opinião: por que Maisa Silva foi maravilhosa ao rebater comentários machistas de Sílvio Santos e Dudu Camargo

O patrão ignora que a garota esteja visivelmente constrangida e continua: #8220;Você com 15 anos e ele com 19, podem casar e ter um filho daqui a um ano. Você vai ser uma mamãe jovem”. Com toda a sabedoria que, sim, ela já tem mesmo tão novinha, Maísa retruca: #8220;Eu tenho 15 anos e ele já querendo que eu seja mãe....

Só depois de eu já ter conhecido o mundo todo”. Sabe aquelas tiradinhas do tio do pavê no almoço de domingo? No fundo, eu queria acreditar que era só esse papel que Sílvio, personagem tão querido por essa criança criada vendo Show do Milhão e Topa Tudo por Dinheiro, queria incorporar.

Mas a gente sabe que vai além: Sílvio, aos 86 anos, tem se mostrado o representante de uma geração que ainda cobra da mulher casar, ter filhos, aceitar o homem que #8220;faz o favor” de querer ficar com ela. E Dudu, mesmo tão jovem, parece ir no mesmo caminho – tanto é que justifica as negativas de Maísa dizendo que #8220;ela está sem namorado há muito tempo, por isso que está assim”.

Espia aqui trechos do show de Maísa:

Se por um lado é deprimente e cruel ver uma adolescente de 15 anos ser alvo de tanto machismo em rede nacional, por outro dá um grande alívio ver a força de Maísa. A garotinha sem papas na língua cresceu e está aprendendo a não ficar calada diante de obrigações que tentam lhe impor. Não tem medo de rebater um dos comunicadores mais importantes do país – e seu chefe! –, nem um gurizão que tenta convencê-la de que ela é louca por não querer ficar com ele.

Ela ouviu de anônimos na internet que #8220;era tudo só brincadeira” e que estava errada por não entrar no clima. Maísa, podia ser brincadeira, sim, mas você não precisa se sujeitar a aguentar machismo calada, mesmo que pareça uma brincadeirinha aparentemente inocente.

Até por Sônia Abrão, apresentadora com décadas de trabalho na TV, a adolescente foi chamada de arrogante, antipática e grosseira. Maísa, não é porque você nasceu mulher que precisa ser delicada o tempo inteiro. Não deixe de falar o que pensa por medo de parecer antipática. Aliás, grosseiro é o seu preconceito, Sônia. Como mulher, você não deveria usar o espaço de seu programa para ofender outra mulher. Já não bastam tantos homens fazendo isso, hein? E cobrar desculpas de uma adolescente que não fez nada mais do que se defender?

Depois de receber todo tipo de crítica na internet, Maísa publicou um texto nas suas redes sociais para falar sobre o ocorrido. #8220;Quando uma menina de 15 anos não aceita qualquer brincadeira ou comentário, e se posiciona, causa espanto”, escreve ela. Pois é, Maísa: infelizmente, as pessoas ainda se chocam quando uma garotinha, uma adolescente ou uma mulher se revolta contra os padrões, contra o estereótipo de gênero ou contra as cobranças que lhe são impostas por ser mulher, como ter um namorado ou ser mãe. Mas são jovens mulheres como você que estão fazendo esse cenário mudar, ainda que aos pouquinhos. Tem que falar, sim, tem que berrar, tem que fazer um escândalo, como bem ensinou Jout Jout. Ninguém deveria ter que ouvir machismo e preconceito calada. E, olha, confesso: não canso de te ouvir. Vai, Maísa!

45adb  maisagif Opinião: por que Maisa Silva foi maravilhosa ao rebater comentários machistas de Sílvio Santos e Dudu CamargoTchau, seu mala!

Aqui, o completo de Maísa:

O Opinião: por que Maisa Silva foi maravilhosa ao rebater comentários machistas de Sílvio Santos e Dudu Camargo em Donna.

Fonte: Donna





Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>