Se você sofre constantemente por se sentir muito pesada, com a barriga inchada, saiba que muitas podem ser as causas desse mal-estar, desde um problema simples, como gases, até outros mais sérios, como alguma doença gástrica, vermes, miomas, porém, na maioria das vezes, a causa mais comum da barriga inchada está uma alimentação errada, rica gorduras, frituras e doces, que pode estar alterando e sobrecarregando a capacidade de absorção do organismo, além de causar problemas como prisão de ventre e retenção de líquidos.
Veja Também: Retenção de líquidos: Descubra como eliminar
Causas
Apesar de poder ter várias causas, as mais frequentes são mesmo a prisão de ventre e a digestão de determinados alimentos que mais incham barriga. A prisão de ventre, independente da faixa etária e do sexo, gera um excesso de produção de gases, causado pela fermentação de bactérias intestinais.
Veja Também: Problemas com inchaço? Dê adeus ao desconforto
Alguns alimentos, como o leite, brócolis, repolho, couve-flor, feijão, cerveja, leite, milho, cebola, alho, entre outros, são mais fermentativos e causam gases, sendo preciso, portanto, melhorar o funcionamento do intestino para reduzir a quantidade de gases. Para combater esse problema, o aconselhável é investir na ingestão de alimentos integrais, frutas e folhas, além de 2 litros de água diários e evitar os alimentos que mais incham barriga, não exagerar nas porções de carnes, butidos, leites e derivados, além de investir frutas e hortaliças.
Veja Também: Os 10 piores alimentos para a saúde
alimentos que mais incham barriga
Frituras
Por serem saborosas, as frituras não são tão fáceis de eliminar da dieta, porém, sabendo que fazem muito mal é um dos alimentos que mais incham barriga, torna esse desafio mais simples.
Veja Também: 11 alimentos para ajudar a agrecer
Os alimentos fritos retardam todo o processo de absorção e dificultam a eliminação de toxinas pelo fígado, além de atrapalharem a absorção e eliminação de água, agravando o inchaço, e não é só isso, eles têm características inflamatórias, ou seja, podem trazer acúmulo de gordura abdominal e resistência à insulina, fazendo com que você se sinta mais cansado, com menos energia, e as gorduras encontradas nas frituras, quando consumidas excesso, podem causar também o aumento da pressão arterial, e se isso pra você ainda não lhe convenceu, saiba que a fritura também pode promover a formação da substância acroleína, que é altamente cancerígena.
Veja Também: Quais são os alimentos que ajudam a prevenir o câncer?
Pobres fibras
Os alimentos pobres fibras prejudicam a formação das fezes e a absorção de água, o que acaba levando à prisão de ventre e à retenção de líquido. Só para se ter uma ideia, 75% do volume total das fezes é composto por água. Para evitar o problema, aposte alimentos ricos fibras e no consumo regular de água.
Veja Também: Conheça os principais alimentos sabotadores de sua dieta
Industrializados
Entre os alimentos que mais incham barriga estão os industrializados, geralmente, são ricos corantes, conservantes e sódio, compostos que demoram a serem absorvidos pelo organismo, se forem consumidos excesso, sem dúvida, podem contribuir para a retenção de líquidos e para o intestino preso. Sempre que puder optar, prefira os alimentos orgânicos.
Veja Também: Alimentos que ajudam a combater a acne
Refrigerantes
Pois é, eles estão na listinha negra dos alimentos que mais incham barriga, pois além da enorme quantidade de sódio, que é um dos principais responsáveis pela retenção de líquido, o gás contido nos refrigerante contribui para a sensação de barriga estufada, pressionando o abdômen.
Veja Também: 8 alimentos para perder barriga
Bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas também estão na lista de alimentos que mais incham barriga, são capazes de interferir processos bioquímicos de corpo e reduzirem a capacidade de absorção de água pelos rins, o que aumenta a sensação de inchaço. O gás das cervejas ainda pressiona o abdômen, provocando desconfortos.
Veja Também: 15 alimentos para aumentar seu apetite sexual
Para combater o inchaço

Digestão
O abacaxi é uma boa opção de sobremesa, pois na fruta há presença da enzima bromelina, que auxilia na digestão. Chás como angélica, espinheira-santa, anis e erva-doce também ajudam na digestão. Para o período menstrual, chás de mentrasto, poejo e agoniada também podem auxiliar
Veja Também: Top 7 Alimentos que farão você dormir melhor
Atividade física
Sem dúvida, a atividade fisica é uma ótima aliada no combate ao inchaço, ela auxilia na eliminação de líquidos, além de melhorar as funções do coração, pulmões e, consequentemente, dos rins. A prática auxilia muito na manutenção da boa circulação.
E para finalizar, recomendo que você conheça o Sistema de Emagrecimento Queima de 48 Horas. São treinos de 4 a no máximo 15 minutos por dia, sem equipamentos e que podem ser feitos do conforto de casa.
O Os alimentos que mais incham barriga Site de Beleza e Moda.
Fonte: Site de Beleza e Moda